ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
como escolher o melhor adubo fertilizante - ourogran

Adubo fertilizante: como escolher o mais adequado para a minha lavoura

O alto rendimento de uma lavoura está diretamente ligado à aplicação das práticas corretas, inclusive o uso adequado de adubo fertilizante. 

Por isso, analisar as necessidades que cada plantação exige e utilizar os insumos adequados, são estratégias vitais, que podem garantir um uso mais eficiente e uniforme das áreas agrícolas.

No entanto, em decorrência do uso intenso do solo, da lixiviação e de inúmeras outras formas de perdas de nutrientes, os cuidados precisam ser redobrados. E, claro, garantir a quantidade correta das substâncias vitais, sem excessos ou desperdícios. 

Neste artigo, vamos te mostrar o porquê de utilizar fertilizante na plantação e como escolher o mais adequado para cada cultura.

Por que utilizar fertilizantes na sua plantação?

A aplicação de fertilizantes garante melhor desempenho no crescimento e força da planta, uma vez que maximiza a fotossíntese e disponibiliza os nutrientes necessários à seu ciclo completo até a colheita.  

Principais benefícios da utilização de adubos às plantas:

  • Maior crescimento do sistema radicular
  • Vigor e resistência
  • Maior aproveitamento da água 
  • Maior rendimento dos grãos e frutos 

Mas como escolher o adubo fertilizante mais adequado? 

Uma análise correta do solo é a base da tomada de decisão para o manejo e práticas aplicadas. Portanto, deve ser feita por um profissional capacitado.

Mas, não é só isso. Você, como agricultor, precisa considerar outros pontos, como o tipo de adubo que utilizará para cada plantação:

Tipos de adubos fertilizantes 

  • Adubos minerais: produzidos a partir de rochas e oferecem grandes concentrações de nutrientes. A uniformidade, a precisão e a rapidez da disponibilidade para absorção, por exemplo, são os maiores diferenciais desse adubo.
  • Adubos orgânicos: são compostos geralmente originados de resíduos vegetais ou animais, com baixo impacto ao ambiente e alta disponibilidade para compra. Porém, não garantem uniformidade e seus custos de transporte e armazenamento são mais elevados.
  • Adubos organominerais: são uma mistura dos dois acima. Assim, são compostos em sua maioria por adubos orgânicos e complementada com minerais específicos, para suprir eventuais desníveis. 

Em casos de deficiência nutricional, a plantação, ou partes dela, podem ser prejudicadas. Nesse sentido, é necessário conhecer as exigências de cada cultura e a finalidade comercial, para garantir que os nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento pleno sejam ofertados. 

Assim, o uso de adubos fertilizantes pode ser feito no pré-plantio, pós plantio e cobertura. Portanto, para cada caso é importante avaliar a urgência de correção e a forma de atuação do insumo. 

Além disso, alguns tipos de fertilizantes podem depender de dissolução em água ou incorporação ao solo, por consequência, ficam dependentes de sistemas de irrigação, maquinário e mão de obra, o que pode trazer custos indesejados. 

Encontre o adubo fertilizante mais indicado para o alto rendimento da sua plantação

adubo fertilizante para plantação - ourogran

Após o levantamento das necessidades de adubação da sua lavoura, opte por produtos completos e rentáveis durante todo o ciclo produtivo e evite prejuízos. 

Os insumos da Ourogran facilitam o manejo da plantação e maximizar a produtividade. 

Além disso, não oferecem riscos durante o manuseio, são apresentados nas opções de sacas com 25 kg e big bags de 1000 kg, adequando-se às necessidades da sua propriedade.

Fale com um dos nossos representantes e encontre o adubo fertilizante mais indicado para a sua lavoura. 

FALE COM UM REPRESENTANTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também:

Preencha o formulario abaixo para entrar em contato via whatsapp.