A correção do solo nada mais é do que o preparo da terra para o sucesso do plantio e lavoura. Assim, é uma etapa fundamental quando se pretende iniciar o cultivo.
Afinal, o equilíbrio da terra em seus aspectos físico-químicos irá garantir maior produtividade da sua cultura e, assim, melhorar o seu negócio.
Quer entender mais sobre o que é e como fazer a correção do solo? Acompanhe!
Correção do solo: o que é?
A correção do solo é a técnica utilizada antes do plantio para avaliar as características da terra e,assim, aumentar o fortalecimento e alinhamento de suas necessidades para o cultivo.
Assim, dizem respeito a correção dos elementos físicos do solo, como:
- Textura
- Estrutura
- Densidade
- Porosidade
- Permeabilidade
- Fluxo de água, ar e calor.
Como, também, dos elementos químicos, os macronutrientes que são absorvidos em grande quantidade pelas plantas:
- Nitrogênio (N)
- Fósforo (P)
- Potássio (K)
- Cálcio (Ca)
- Magnésio (Mg)
- Enxofre (S)
Então, a correção do solo permite que, a partir de uma análise técnica feita por profissionais, apliquemos os nutrientes e as ações necessárias para garantir uma boa produtividade e desenvolvimento da lavoura, livre de pragas e doenças.
Como fazer a correção do solo?
Há dois processos para corrigir o solo: calagem e gessagem. Ambos podem ser feitos separadamente ou em conjunto.
Assim, é a aplicação de substâncias necessárias para o equilíbrio da terra a fim de haver mais absorção e interação de nutrientes.
Ou seja, a quantidade e o tipo de fertilizante a ser utilizado no solo vai depender das características do plantio a que se pretende.
Então, a calagem, por exemplo, ajuda a manter as características físicas da terra. Com a aplicação do calcário é possível prevenir a lixiviação do solo, ajudando na concentração de nutrientes na terra.
Além disso, no Brasil, temos um solo bem ácido, o que prejudica o equilíbrio de nutrientes como potássio, nitrogênio e fósforo.
Então, através do processo de calagem, há um aumento dessas substâncias permitindo que as plantas recebam a quantidade de nutrientes corretas para o seu desenvolvimento.
No entanto, é importante lembrar que a disponibilidade e quantidade de substâncias para a terra através do processo de calagem vai depender das características e pretensões específicas para cada tipo de cultura.
Como saber sobre a necessidade de calagem?
Para saber exatamente do que a terra precisa, é necessário realizar a coleta de uma amostra para análise química.
Ou seja, é preciso dividir a área em lotes e recolher uma quantidade de terra em cada um. Depois, basta enviar a amostra para um laboratório especializado que irá analisar as condições do solo e determinar a quantidade de calcário necessária para o solo.
Gessagem
A gessagem é realizada nas camadas profundas do solo quando essas possuem uma alta concentração de alumínio.
Assim, o gesso agrícola será aplicado para a neutralização do alumínio, permitindo o desenvolvimento das plantas e garantindo a fertilidade do solo.
Correção do solo: como os fertilizantes Ourogran podem ajudar?
A Ourogran é especialista em fertilizantes agrícolas.
Assim, os seus produtos desenvolvidos com alta tecnologia permitem uma correção do solo ainda mais eficaz e saudável para a sua área de plantio.
Dentre os fertilizantes destaques da Ourogran estão:
- OxiSUPER: fertilizante com ação corretiva que contém em sua formulação hidróxido de cálcio e magnésio com enxofre. Assim, com a alta reatividade e alta solubilidade, quando recebe água não esquenta, não causando danos às sementes, a raízes e muito menos agressão ao solo, ao contrário dos óxidos de cálcio e magnésio.
- OxiPHÓS: adubo fosfatado aliado à mais alta tecnologia do OxiSUPER. Então, por ser um fósforo protegido, faz a liberação gradual do elemento garantindo o fósforo durante todo o ciclo da cultura.
- SUPER N: combinando os macronutrientes cálcio, nitrogênio, fósforo, magnésio e enxofre, o fertilizante oferece uma maior eficiência nutricional e uniformidade na lavoura.
Então, gostou de entender mais sobre o que é e como fazer a correção do solo? Se tiver mais dúvidas, deixe aqui nos comentários!
E, se quiser avançar no sucesso do seu plantio, peça ajuda a um de nossos consultores!