fósforo no solo - ourogran

Fósforo no solo: por que controlar e quais as vantagens do OxiPHÓS?

Manter o nível ideal de Fósforo no solo está entre os cuidados indispensáveis para todo produtor rural. Afinal, ao lado do Potássio e do Nitrogênio, ele é um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento das culturas. 

Assim, absorvido em grandes quantidades pelas plantas, ele é considerado um macronutriente.

Portanto, sempre que sua quantidade for menor que as necessidades nutritivas de determinada plantação, é fundamental realizar sua adubação de reposição e manutenção. 

A seguir, entenda melhor porque o Fósforo no solo é tão relevante para a agricultura e porque o fertilizante OxiPHÓS é a melhor solução para fornecê-lo durante todo o ciclo produtivo da sua lavoura. 

Por que é importante garantir o nível ideal de fósforo no solo?

Em primeiro lugar, o Fósforo no solo tem um papel central na formação de ATP nas plantas.

Afinal, trata-se da principal fonte de energia das culturas, que as permite realizar processos vitais, como a fotossíntese, o transporte de assimilados, a divisão celular, entre outras. 

Por ter participação direta nas funções morfológicas das plantas, esse macronutriente está diretamente relacionado com a produtividade no campo. Isso significa que diversas plantações, como as de soja, milho, feijão, entre muitas outras, dependem diretamente dele. 

Quando o nível ideal de Fósforo no solo não é atingido, um dos primeiros sintomas é a redução no crescimento das culturas. Além disso, pode surgir necrose internerval e clorose nas folhas. 

No caso de plantas como o milho, a deficiência desse macronutriente pode desencadear a acumulação de açúcares. O principal sinal é o surgimento de uma coloração avermelhada ou púrpura no caule e nas folhas inferiores. 

Raramente, o nível ideal de Fósforo no solo é encontrado naturalmente. Ou seja, seu manejo deve ser constante e seguir as práticas corretas. Veja abaixo porque o OxiPHÓS é a melhor solução para fornecer esse macronutriente tão importante à sua cultura. 

Como o fertilizante OxiPHÓS contribui para o fósforo no solo?

O Fósforo no solo é pouco móvel. Portanto, ele deve ser fornecido em grandes quantidades. Em terrenos de pH alto há a formação de fosfato de cálcio. Já nos ácidos forma-se o fosfato de ferro e de alumínio. Ambos podem deixar o macronutriente indisponível para as plantas. 

Outro ponto importante é que, no pré-plantio, muitas culturas demandam um produtor com alta reatividade e solubilidade. Isso é especialmente importante naquelas com ciclo curto e sistema radicular pouco profundo, como o feijão. 

Desenvolvido para atender a essas demandas, o fertilizante OxiPHÓS  garante o nível ideal de Fósforo no solo. Nele, o macronutriente é protegido e liberado gradualmente, sendo fornecido durante todo o ciclo. 

Quais os benefícios?

Com tecnologia OxiSUPER aliada ao fósforo no solo, o fertilizante OxiPHÓS é a melhor solução para promover o crescimento das sementes, o desenvolvimento das raízes e garantir todos os compostos vitais para as plantas. Conheça seus diferenciais:

  • Fósforo protegido;
  • Fornece o nível ideal do mineral durante o ciclo todo da cultura;
  • Adubo fosfatado com ação corretiva de pH;
  • pH alcalino;
  • Não perde fósforo para o sistema;
  • Condicionador da rizosfera;
  • 100% hidróxido;
  • Contém quatro macro nutrientes no mesmo grânulo (Ca, Mg, S e P);
  • Não tem fixação de fósforo.

Viu como o Fósforo no solo é importante para a sua lavoura? Quer garantir o nível ideal de Fósforo no solo da sua propriedade com um dos melhores fertilizantes do mercado? Clique aqui para conhecer todos os detalhes sobre o OxiPHÓS e solicite o seu orçamento!

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também:

Preencha o formulário para falar com um de nossos especialistas em fertilizantes.

Você será direcionado para o nosso WhatsApp.