milho de safrinha - ourogran

Safrinha de milho: informações gerais, períodos de cultivo e como obter mais produtividade

A safrinha de milho, também conhecida como milho safrinha ou milho de segunda safra, é uma técnica agrícola em que é feito o plantio de milho após a colheita da safra principal de outras culturas, geralmente soja.

Além disso, é feito fora da época normal e em condições climáticas desfavoráveis.

Antigamente, essa prática não existia. Assim, foi apenas no início dos anos 80 que começou a ser implantada para suprir a necessidade do produto na propriedade, especialmente para a alimentação de porcos e aves. 

Posteriormente, se tornou componente fundamental para garantir a demanda da produção e consumo do milho.

Para 2023, a Conab estima um crescimento de 12% na produção de milho, impulsionada pela recuperação da primeira safra e das boas previsões de produtividade para a safrinha.

Agora, entenda qual a importância dessa cultura para a economia brasileira, as vantagens de utilizar a técnica da segunda safra de milho e como os fertilizantes Ourogran podem auxiliar nessa tarefa.

Importância do milho para a economia brasileira

milho de segunda safra - ourogran

O milho é uma das culturas mais importantes para a economia brasileira, sendo uma das principais fontes de renda para muitos agricultores no país.

Afinal, compõe uma das bases da alimentação da maior parte da população, tornando-se uma matéria-prima crucial para a indústria alimentícia e produção de ração animal.

Além disso, também é utilizado na fabricação de biocombustíveis.

Por fim, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de milho do mundo, o que reforça a sua importância econômica no país.

Vantagens da safrinha de milho

A safrinha de milho permite que os agricultores aproveitem ao máximo a disponibilidade de recursos da propriedade, como a água, o solo .

Além disso, garantam uma segunda renda durante o ano.

Nesse sentido, a safrinha de milho contribui para a segurança alimentar do país. Afinal, aumenta a produção de alimentos e também é importante para a economia, uma vez que o milho é uma das culturas mais valorizadas no mercado internacional.

Quando iniciar o cultivo do milho safrinha?

A época de cultivo varia de acordo com a região do Brasil.

Afinal, algumas regiões têm climas mais propícios ao cultivo, enquanto outras apresentam desafios devido a questões climáticas ou logísticas.

Em geral, a safrinha de milho inicia entre os meses de janeiro e março nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Enquanto isso, na região Norte, devido ao clima mais quente e úmido, pode-se cultivar durante todo o ano.

Conte com os fertilizantes Ourogran

Para obter uma safra produtiva e de qualidade, é necessário investir em um conjunto de fatores, como a nutrição adequada do solo.

Para isso, o agricultor pode contar com a linha de fertilizantes Ourogran, que são 100% hidróxido e fosfatados com ação corretiva.

Além disso, fornecem nutrientes para as plantas de imediato, permitindo que ela desenvolva raízes mais profundas e volumosas!

Se você está iniciando o plantio da safrinha de milho, conte com a Ourogran para garantir a fertilização adequada do seu solo.

CONHEÇA OS PRODUTOS

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também:

Fertilizantes

Tendências agro 2021: saiba como inovar no setor

Depois de vivenciar o ano mais turbulento da história do país, as pessoas anseiam por 2021. No entanto, este ano começou na segunda onda de covid-19 em muitos países incluindo o Brasil, mas pelo menos 5 anos de vacinas estão prontas para serem usadas em todo o mundo.

Leia mais >

Preencha o formulário para falar com um de nossos especialistas em fertilizantes.

Você será direcionado para o nosso WhatsApp.