ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
correção do solo - ourogran

Correção do solo: o que é e como fazer?

A correção do solo nada mais é do que o preparo da terra para o sucesso do plantio e lavoura. Assim, é uma etapa fundamental quando se pretende iniciar o cultivo. 

Afinal, o equilíbrio da terra em seus aspectos físico-químicos irá garantir maior produtividade da sua cultura e, assim, melhorar o seu negócio.

Quer entender mais sobre o que é e como fazer a correção do solo? Acompanhe!

Correção do solo: o que é?

A correção do solo é a técnica utilizada antes do plantio para avaliar as características da terra e,assim, aumentar o fortalecimento e alinhamento de suas necessidades para o cultivo.

Assim, dizem respeito a correção dos elementos físicos do solo, como:

  • Textura
  • Estrutura
  • Densidade 
  • Porosidade
  • Permeabilidade
  • Fluxo de água, ar e calor. 

Como, também, dos elementos químicos, os macronutrientes que são absorvidos em grande quantidade pelas plantas:

  • Nitrogênio (N) 
  • Fósforo (P)
  • Potássio (K)
  • Cálcio (Ca)
  • Magnésio (Mg)
  • Enxofre (S)

Então, a correção do solo permite que, a partir de uma análise técnica feita por profissionais, apliquemos os nutrientes e as ações necessárias para garantir uma boa produtividade e desenvolvimento da lavoura, livre de pragas e doenças.

Como fazer a correção do solo?

Há dois processos para corrigir o solo: calagem e gessagem. Ambos podem ser feitos separadamente ou em conjunto. 

Assim, é a aplicação de substâncias necessárias para o equilíbrio da terra a fim de haver mais absorção e interação de nutrientes.

Ou seja, a quantidade e o tipo de fertilizante a ser utilizado no solo vai depender das características do plantio a que se pretende.

Então, a calagem, por exemplo, ajuda a manter as características físicas da terra. Com a aplicação do calcário é possível prevenir a lixiviação do solo, ajudando na concentração de nutrientes na terra.

Além disso, no Brasil, temos um solo bem ácido, o que prejudica o equilíbrio de nutrientes como potássio, nitrogênio e fósforo. 

Então, através do processo de calagem, há um aumento dessas substâncias permitindo que as plantas recebam a quantidade de nutrientes corretas para o seu desenvolvimento.

No entanto, é importante lembrar que a disponibilidade  e quantidade de substâncias para a terra através do processo de calagem vai depender das características e pretensões específicas para cada tipo de cultura.

Como saber sobre a necessidade de calagem?

Para saber exatamente do que a terra precisa, é necessário realizar a coleta de uma amostra para análise química. 

Ou seja, é preciso dividir a área em lotes e recolher uma quantidade de terra em cada um. Depois, basta enviar a amostra para um laboratório especializado que irá analisar as condições do solo e determinar a quantidade de calcário necessária para o solo.

Gessagem

A gessagem é realizada nas camadas profundas do solo quando essas possuem uma alta concentração de alumínio.

Assim, o gesso agrícola será aplicado para a neutralização do alumínio, permitindo o desenvolvimento das plantas e garantindo a fertilidade do solo.

Correção do solo: como os fertilizantes Ourogran podem ajudar?

A Ourogran é especialista em fertilizantes agrícolas.

Assim, os seus produtos desenvolvidos com alta tecnologia permitem uma correção do solo ainda mais eficaz e saudável para a sua área de plantio.

Dentre os fertilizantes destaques da Ourogran estão:

  • OxiSUPER: fertilizante com ação corretiva que contém em sua formulação hidróxido de cálcio e magnésio com enxofre. Assim, com a alta reatividade e alta solubilidade, quando recebe água não esquenta, não causando danos às sementes, a raízes e muito menos agressão ao solo, ao contrário dos óxidos de cálcio e magnésio.
  • OxiPHÓS: adubo fosfatado aliado à mais alta tecnologia do OxiSUPER. Então, por ser um fósforo protegido, faz a liberação gradual do elemento garantindo o fósforo durante todo o ciclo da cultura.
  • SUPER N: combinando os macronutrientes cálcio, nitrogênio, fósforo, magnésio e enxofre, o fertilizante oferece uma maior eficiência nutricional e uniformidade na lavoura.

Então, gostou de entender mais sobre o que é e como fazer a correção do solo? Se tiver mais dúvidas, deixe aqui nos comentários!

E, se quiser avançar no sucesso do seu plantio, peça ajuda a um de nossos consultores!

FALE COM UM CONSULTOR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também: