ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
fertilizantes agrícolas

Fertilizantes agrícolas: por que são indispensáveis em períodos de safra baixa

Os fertilizantes agrícolas são produtos indispensáveis para a rotina no campo, especialmente em situações de crise, como as de baixa safra. 

A Agricultura é uma das principais atividades econômicas do país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para este ano deve totalizar um recorde de 271,9 milhões de toneladas, 7,4% acima da obtida em 2021.” 

Para atender as perspectivas e manter os números altos, é necessário muito esforço e investimento em produtos capazes de auxiliar os agricultores a suportarem a alta demanda, como os fertilizantes, por exemplo.

Enquanto alguns problemas são mais fáceis de controlar e corrigir, outros estão longe da boa vontade e disposição do agricultor.

Assim, é fato que os desafios enfrentados pelo trabalhador agro são inúmeros e, muitas vezes, causam um impacto em toda a cadeia produtiva, desde o plantio até a comercialização do produto final. 

Portanto, neste artigo vamos explicar o que são fertilizantes agrícolas e te mostrar por que eles são indispensáveis em períodos de safra baixa. 

O que são fertilizantes agrícolas?

Os fertilizantes agrícolas proporcionam ações de correção, conservação ou recuperação de solos despreparados para receber determinadas culturas, fornecendo os nutrientes necessários para o desenvolvimento das folhas, sementes e frutos.

Eles são divididos em duas categorias: fertilizantes orgânicos e fertilizantes inorgânicos. Veja, a seguir, os detalhes sobre cada um.

Fertilizantes Orgânicos

Os fertilizantes orgânicos, como o próprio nome evidencia, são aqueles produzidos a partir de matéria orgânica animal ou vegetal.

Assim, o esterco, a farinha de ossos, folhas e cascas em estado de decomposição são alguns exemplos de materiais utilizados como adubos orgânicos. 

A grande desvantagem desse tipo de fertilizante, é que ele precisa ser aplicado no solo com muita antecedência para começar a produzir o efeito desejado na plantação.

Fertilizantes Agrícolas Inorgânicos

Por outro lado, os fertilizantes agrícolas inorgânicos são feitos de matéria-prima mineral, obtidos a partir de um processo físico, químico ou físico-químico.

Eles são apresentados no mercado nos formatos:

  • Simples, com apenas um composto.
  • Misto, como resultado da mistura de dois ou mais compostos minerais.
  • Complexo, formado por dois ou mais compostos químicos.

A maior característica positiva desse tipo de fertilizante, para o agricultor, é saber exatamente quando ele pode ser aplicado para se obter o melhor resultado da colheita. 

Além disso, a absorção por parte das plantas ocorre de maneira rápida, o que o coloca em vantagem em relação ao adubo orgânico.

Por que utilizar fertilizantes agrícolas em períodos de safra baixa

Como citado anteriormente, os problemas que podem impactar o mercado agrícola são variados. 

Dentre todos eles, o principal e mais preocupante observado no Brasil, é o dos fenômenos climáticos. Afinal, ele é responsável por deixar o agricultor vulnerável à estiagem, chuva em excesso, geadas ou períodos de sol e calor intenso. 

Para você ter uma ideia, de acordo com a Previsão de Safra Subjetiva (PSS) deste ano, as perdas do milho de primeira safra estão em 36%, enquanto o feijão terá 31% a menos na produção, impactos relacionados diretamente ao período de estiagem do primeiro semestre.

Nesse sentido, o trabalhador do campo precisa encontrar meios de garantir a rentabilidade da atividade agrícola quando chegar o momento certo de executar a plantação. 

E, uma das soluções tem sido a busca por fontes imediatas de nutrientes, como é o caso dos fertilizantes inorgânicos, especialmente o potássio. Assim, é possível suprir o déficit e atraso causado pela ausência de chuvas. 

Fertilizantes Ourogran a Base de Potássio

O potássio está entre os nutrientes mais utilizados pelas plantas. Ou seja, quanto mais desse componente, maior a produtividade da cultura. 

Ele auxilia diretamente em fatores indispensáveis para o desenvolvimento da cultura:

  • A fotossíntese 
  • A produção de carboidratos na planta. 
  • O crescimento radicular em profundidade
  • O melhor aproveitamento da água. 

Assim, diante de um cenário de deficiência de potássio, as plantas não produzem proteínas de maneira adequada, impactando diretamente na qualidade do produto final. 

Conheça o fertilizante a base de potássio produzido pela Ourogran, fábrica brasileira com 15 anos de experiência no mercado agrícola.

Além deste, você pode aplicar outros fertilizantes da nossa linha no solo para auxiliar o desenvolvimento da safra. 

Por fim, investir em tecnologias e equipamentos, além de adotar práticas capazes de aumentar a produtividade deixam de ser uma escolha para o trabalhador do campo e se tornam uma necessidade. 

Só assim é possível garantir lucros e manter a competitividade diante de um mercado tão disputado como o Agro. 

Agora que você já sabe por que lançar mão de produtos como os fertilizantes agrícolas, que tal conhecer a nossa linha completa de fertilizantes? 

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também:

Fertilizantes

Tendências agro 2021: saiba como inovar no setor

Depois de vivenciar o ano mais turbulento da história do país, as pessoas anseiam por 2021. No entanto, este ano começou na segunda onda de covid-19 em muitos países incluindo o Brasil, mas pelo menos 5 anos de vacinas estão prontas para serem usadas em todo o mundo.

Leia mais >