ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
mercado agrícola brasileiro - guerra na ucrânia - ourogran

Mercado Agrícola Brasileiro e os Impactos da Guerra na Ucrânia

O Mercado Agrícola Brasileiro vem sofrendo diversos enfraquecimentos por conta da Guerra na Ucrânia.

A guerra, que começou com os ataques da Rússia à Ucrânia no início deste ano, em fevereiro de 2022, trouxe efeitos negativos na economia global.

O conflito entre os países deve ser observado sob a perspectiva de uma relação histórica entre as regiões, que acontece agora por motivações políticas, econômicas, culturais e sociais. 

Assim, levando em conta a dependência que o Brasil tem de outros países no suprimento de insumos agrícolas, é possível avaliar e perceber que o mercado agro nacional não sairá impune das consequências do conflito no leste Europeu.

Mas, como a economia Brasileira, em especial a agricultura, será afetada?

Vamos explicar um pouco mais sobre os efeitos da guerra na Ucrânia no Mercado Agrícola Brasileiro e quais são as próximas perspectivas nesse cenário.

Acompanhe!

Efeitos da guerra na Ucrânia no Mercado Agrícola Brasileiro

São seis meses de guerra entre Rússia e Ucrânia e, os reflexos negativos que o conflito vem trazendo na economia global são variados. 

A tal ponto que, mesmo que a guerra terminasse hoje, ainda levaria um bom tempo até que houvesse a reorganização do comércio, a volta da normalidade na oferta de produtos e o controle da inflação.

Inclusive, na visão de alguns analistas, é possível ainda, por um longo período, manter-se o preço alto nas commodities agrícolas.

E, no Brasil, o país não tem relações comerciais diretas com o mercado ucraniano. No entanto, os acordos com os países ocidentais contra o governo russo podem impactar as compras brasileiras, especialmente de fertilizantes.

Assim, entre os efeitos da guerra na Ucrânia no Mercado Agrícola Brasileiro estão:

Alta e Baixa do Dólar

alta e baixa do dólar no mercado agrícola brasileiro - ourogran

Levando em conta a desvalorização do real frente ao dólar, essa variação cambial que vem acontecendo desde o início da Guerra na Ucrânia pode comprometer, e muito, as negociações de importações e exportações no mercado agro brasileiro.

Afinal, o Brasil importa 9 milhões de toneladas de insumos por ano e é o quarto consumidor mundial de fertilizantes, atrás de China, Índia e EUA.

Assim, com a elevada dívida pública e o cenário de incertezas e instabilidade política no país, essa variação cambial pode afetar muito suas negociações.

Alta no preço de commodities, fertilizantes e produtos agrícolas

Rússia e Ucrânia são as maiores exportadoras de grãos no mundo. Ucrânia, com a exportação de milho, trigo e óleo de girassol e Rússia, com a liderança mundial na exportação de trigo.

Assim, a alta nas commodities afetam diretamente as relações de troca com o Brasil, encarecendo o preço dos alimentos para os consumidores finais.

Além disso, o petróleo, também importado da Rússia, levou ao alto preço do combustível no Brasil, prejudicando a logística de transportes internos como também o frete internacional dos insumos usados na agricultura brasileira.

Mercado de fertilizantes e a guerra na Ucrânia

A Rússia é a principal fornecedora de fertilizantes ao Brasil e, atualmente, suspendeu as exportações dos mesmos por conta do conflito.

Assim, levando em conta a importância desses insumos para a agricultura brasileira – 29% das importações de potássio sob a forma de Cloreto de Potássio (KCl) para o Brasil vieram da Rússia –  a guerra na Ucrânia trouxe uma influência nos preços dos fertilizantes nos mercados nacionais, mantendo-se com um valor acima dos anos anteriores.

Além disso, também com as dificuldades logísticas, ficou inviável o transporte dos insumos enquanto durar o conflito. Então, com a alta demanda, a oferta brasileira de fertilizantes já não consegue cumprir as necessidades para as produções internas.

Com isso, as produções nas lavouras estão sendo afetadas diretamente pela escassez de fertilizantes, levando também ao aumento dos preços nos alimentos.

Então, toda essa incerteza na oferta de fertilizantes e preços de commodities agrícolas no cenário brasileiro geram mudanças significativas nas relações de troca entre os países.

Mercado Agrícola Brasileiro e guerra na Ucrânia: Perspectivas para o futuro

Devido a todas as influências internas  e externas que o mercado agrícola brasileiro vem sofrendo para além da guerra na Ucrânia, é certo dizer que ainda vivemos um cenário incerto no país.

No entanto, há um movimento para encontrar alternativas viáveis para a agricultura nacional.

Uma delas é a tentativa de diminuir a dependência externa e procurar soluções que favoreçam o solo, dando mais potência e valorização no fortalecimento da agricultura brasileira.

E aí, gostou de aprender mais sobre os impactos da guerra na Ucrânia no mercado agrícola brasileiro?

E, se você quer entender um pouco mais sobre os fertilizantes e fortalecer a sua lavoura, conte com a ajuda de um de nossos consultores!

[FALE COM UM CONSULTOR] https://ourogran.com/contatos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também:

Fertilizantes

Tendências agro 2021: saiba como inovar no setor

Depois de vivenciar o ano mais turbulento da história do país, as pessoas anseiam por 2021. No entanto, este ano começou na segunda onda de covid-19 em muitos países incluindo o Brasil, mas pelo menos 5 anos de vacinas estão prontas para serem usadas em todo o mundo.

Leia mais >