ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
tecnologia agrícola - ourogran

Tecnologia agrícola: ferramentas e benefícios indispensáveis para a lavoura

Que os avanços da tecnologia agrícola têm revolucionado o campo, a maioria das pessoas já sabe. 

Mas, como isso impacta os produtores, e quais as novas exigências do mercado? 

Tarefas que antes precisavam de muito tempo para execução, por exemplo, agora podem ser feitas de modo muito mais rápido e preciso. 

Assim, permitem que se tire o máximo proveito produtivo com esforços reduzidos. Além disso, as vantagens do uso de tecnologias implantadas na lavoura levam diretamente ao aumento dos lucros e à competitividade comercial.

Neste artigo, vamos te mostrar como a tecnologia, inclusive os fertilizantes agrícolas, podem ser aplicados adequadamente no campo para que você tire o máximo proveito da plantação.

Impactos da indústria 4.0 e da tecnologia agrícola no campo

A força com que a indústria 4.0 tem transformado os meios produtivos é uma das principais justificativas para as mudanças que se observam em diversos segmentos, inclusive o agrícola. 

Os investimentos em estudos e automações que maximizem as métricas da agricultura vêm ganhando força e superando, de maneira indiscutível, os métodos manuais e tradicionais.

As manifestações e usos dessas tecnologias, por sua vez, são as mais diversas, com as etapas de planejamento do meio rural através de softwares, por exemplo.

Além disso, observa-se também os estudos de distribuição pós-colheita e grandes redes de comunicação entre os produtores. 

Também há as manifestações mais complexas, como tratores e drones controlados a partir de Inteligência Artificial. 

Mas, como é possível aplicar a alta tecnologia no meio agrícola?

Se separarmos as atividades de uma propriedades em etapas, temos a fase de

  • Planejamento
  • Execução 
  • Controle produtivo

A partir daí, podemos identificar, de modo geral, como as tecnologias agrícolas podem ser vantajosas em cada etapa. Veja: 

  • Planejamento: instalação de softwares de gestão, desenvolvidos para melhor controlar as demandas produtivas e garantir maior assertividade na tomada de decisão. 
  • Execução: por meio da automação dos maquinários agrícolas, permite ações como a distribuição de insumos de acordo com as necessidades pontuais de diferentes áreas durante uma mesma aplicação, ou até mesmo o manejo sem a presença do operador no trator.
  • Controle produtivo: através da agricultura de precisão, análises e tomadas de decisão de forma corretas graças ao uso de tecnologias, com métricas realistas e controle mais ágil 

No entanto, as necessidades de melhoria surgem constantemente. E, por essa razão, os avanços de estudos e pesquisas precisam caminhar  juntos. 

Assim, o acompanhamento constante das modificações do campo e a busca pela redução de desperdícios são pontos que se mantêm no radar dos produtores rurais e usuários de tecnologias agrícolas. 

Máquinas Agrícolas: grandes aliadas da produção

As oscilações do mercado internacional e a alta do preços tem levado o produtor a um desafio ainda maior: como aumentar a produtividade com menos insumos? 

Graças a tecnologia agrícola, isso já é uma realidade. Afinal, as novidades do mercado são muitas. 

Dentre elas, está o desenvolvimento de maquinários inteligentes que realizam a aplicação de fertilizantes de acordo com as demandas pontuais do solo. Esses dosadores proporcionam uma correção eficiente, minimizando os desperdícios. 

Evolução dos fertilizantes: tecnologia para produzir mais com menos

Algumas novidades tecnológicas do agronegócio, podem representar um alto investimento inicial. 

E, por isso, é importante que todas as etapas das novas formas de manejo sejam igualmente eficientes. 

A busca por desenvolver adubos fertilizantes que contemplem essa exigência do mercado, é o que move a Ourogran até hoje.

Alta tecnologia agrícola aplicada no desenvolvimento de fertilizantes

Os constantes estudos e aprimoramentos garantem que os nossos fertilizantes desempenhem de maneira super adequada. 

O uso de novas tecnologias na produção de adubos, aplicadas a nível molecular, associa elementos químicos potencializando suas ações no cultivo.  

Isso garante maior conservação do solo e crescimento das plantas, uma vez que os nutrientes presentes no adubo serão disponibilizados nos níveis correspondentes a capacidade de absorção, reduzindo as perdas. 

Por consequência, durante todo o ciclo haverá atuação satisfatória dos elementos. 

Ficou interessado em ter mais tecnologia e altos rendimentos na sua propriedade? Fale com um dos nossos consultores e descubra o que há de melhor para sua lavoura.

FALE COM UM CONSULTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também:

Fertilizantes

Tendências agro 2021: saiba como inovar no setor

Depois de vivenciar o ano mais turbulento da história do país, as pessoas anseiam por 2021. No entanto, este ano começou na segunda onda de covid-19 em muitos países incluindo o Brasil, mas pelo menos 5 anos de vacinas estão prontas para serem usadas em todo o mundo.

Leia mais >

Preencha o formulario abaixo para entrar em contato via whatsapp.