ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
ArabicEnglishPortugueseRussianSpanish
armazenamento de fertilizante - ourogran

Normas para armazenamento de fertilizantes

Fertilizantes são insumos de extrema importância na agricultura, no entanto, a eficiência e a durabilidade estão diretamente ligadas ao seu correto armazenamento. 

Indiscutivelmente, é muito fácil afetar a eficácia desses produtos se eles forem expostos a um cenário inadequado.  

Portanto, preparamos esse artigo com os cuidados necessários no armazenamento de fertilizantes para te ajudar a não perder dinheiro.

Regulamentação de armazenamento de fertilizantes

De acordo com a Lei N 6.894 de 16 de dezembro de 1980, que é regulamentada pelo artigo 47 do decreto Nº 4.954 de 14 de janeiro de 2004, é esclarecido que o armazenamento de fertilizantes deve seguir as instruções fornecidas pelo fabricante ou importador. 

Além disso, é necessário seguir as condições de segurança apresentadas no rótulo e as regras e procedimentos, que visam proteger todos os envolvidos, direta ou indiretamente. 

Em decorrência disso, as normas para armazenamento de adubos fertilizantes variam de acordo com as características de cada produto, mas existem algumas medidas gerais que devem ser seguidas.

Cuidados no armazenamento de fertilizantes

  1. Armazene os fertilizantes em áreas secas e ventiladas, longe de fontes de calor e umidade.
  2. Utilize recipientes fechados e rotulados corretamente para armazenar os fertilizantes. Isso inclui informações sobre o tipo de fertilizante, data de fabricação e instruções de uso.
  3. Mantenha os fertilizantes longe de alimentos e água potável. E, longe de crianças e animais de estimação.
  4. Utilize paletes para evitar a sobrecarga do empilhamento.
  5. Organize os fertilizantes por categoria e evite a mistura de diferentes tipos de fertilizantes.
  6. Preserve as contenções de roedores e outros invasores, bem como a limpeza do galpão para não atrai-los. 

Não menos importante, é necessário que a estrutura de armazenamento tenha as mínimas condições, como solo nivelado, boa cobertura, saídas de ventilação e demais características que atendam aos cuidados aqui listados. 

Riscos do armazenamento inadequado

Se armazenado incorretamente, o fertilizante pode sofrer alterações em sua qualidade química ou física. Como consequência, seu desempenho e mobilidade também se afetam, podendo acarretar em efeitos nulos, ou até mesmo danosos às plantas. 

Além disso, o contato indevido de entre produtos químicos ou minerais pode resultar em contaminação, oferecendo riscos aos profissionais que os manipulam, bem como reações adversas na lavoura. 

Outro ponto a ser considerado com relação à forma de armazenamento de fertilizantes, são os riscos de desabamento e danos às embalagens, podendo ocorrer a perda dos insumos. E, consequentemente, haver um prejuízo na lucratividade da produção.

Resistência durante o armazenamento 

Definitivamente, a forma como os adubos fertilizantes são armazenados afeta diretamente em suas atividades nas plantações. 

Por isso, atente-se às exigências fornecidas pelo fabricante e busque segui-las de modo integral. 

Além disso, opte por produtos que possuam boa resistência e embalagem adequada para resistir ao armazenamento e manipulação. 

Para essas exigências, a Ourogran desenvolve produtos de alta tecnologia para oferecer o melhor desempenho no solo. Além disso, nossos consultores estão disponíveis para esclarecer acerca das melhores condições de armazenamento e manejo de fertilizantes. 

Quer garantir o melhor desempenho dos seus adubos fertilizantes?

FALE COM UM CONSULTOR

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também:

Preencha o formulário para falar com um especialistas em fertilizantes.

Você será direcionado para o nosso WhatsApp.