rotação de culturas na lavoura - ourogran

Rotação de culturas: por que aplicar na sua lavoura

A rotação de culturas é um método de cultivo que consiste em alternar diferentes tipos de plantas em um mesmo campo ao longo do tempo. 

Dessa forma, é possível aproveitar melhor os recursos do solo, controlar pragas e doenças e aumentar a produtividade. 

Por exemplo, utilizar famílias variadas de plantas em uma mesma lavoura, permite explorar os recursos disponíveis no solo de diferentes formas, permitindo intervalos de recuperação do meio. 

Intercalar vegetais de raízes profundas com plantas de raízes rasas, ou escolher culturas que não sejam alvo dos mesmos tipos de parasitas também são boas maneiras de manter a qualidade do solo. 

Solo mais fértil através da rotação de culturas 

Sem sombra de dúvidas, a rotação de culturas é vantajosa ao solo e lucrativa ao produtor. Conheça as principais vantagens desta prática: 

Ciclagem de nutrientes

A decomposição da palhada se mantém através das plantas de cobertura e garante que nutrientes já utilizados retornem ao solo. 

Além disso, o cultivo variado impede que os macro e micronutrientes cheguem a níveis de carência extremos, mas os explora de maneira equilibrada. 

Preservação ecossistêmica

Indiscutivelmente, as boas práticas de manejo permitem que a vida benéfica existente nas glebas permaneçam contribuindo com o desenvolvimento da vegetação.

E, isso só é possível, pois a rotatividade reduz a necessidade de agrotóxicos no combate às pragas.

Redução do uso de agrotóxicos

Como citado acima, práticas sustentáveis, como a rotação de culturas e o uso correto de fertilizantes, podem ajudar a controlar pragas e doenças sem recorrer ao uso excessivo de agrotóxicos. 

Isso se dá, pois há quebra dos ciclos reprodutivos dos invasores, bem como a redução do tempo de adaptação à cultura.

Redução da erosão

Não menos importantes, as características físicas das plantas devem ser consideradas na rotação de culturas. Por meio delas, é possível proteger o solo de escoamento excessivo e impactos da irrigação.

Dessa forma, o cultivo de plantas de cobertura ajudam a reduzir a erosão do solo, permitindo que os agricultores mantenham suas terras férteis por mais tempo.

Como aumentar a produtividade com a rotação de culturas?

Indiscutivelmente, a rotação de culturas é uma maneira vantajosa de potencializar os ganhos e cuidados na lavoura. Mas, afinal, como é possível aplicá-la?

Antes de tudo, é necessário estruturar um bom planejamento. Por meio dele, é possível entender quais as plantas mais indicadas à implementação e os cuidados de acordo com as condições do ambiente e a região de cultivo. 

A partir disso, é necessário que o agricultor aplique as práticas certas para manter o manejo adequado da rotação de culturas. 

Além disso, o sucesso dessa técnica está diretamente ligada à atenção e à qualidade dos insumos utilizados. Dessa forma, também é possível garantir que os períodos de colheitas previstos em cronograma anual sejam cumpridos sem custos prolongados. 

Mais produtividade com os fertilizantes Ourogran

Por fim, escolher fertilizante com alto potencial corretivo ao longo do ciclo é sinônimo de investir em bons resultados. 

Nesse sentido, associar a rotação de culturas com fertilizantes potencializa o desempenho das plantas, uma vez que estas possuem condições ainda mais favoráveis para se desenvolver. 

Isso é possível, pois a rotatividade, através de seus benefícios, permite que os insumos sejam incorporados ao solo e atuem com maior efetividade.

Além disso, por se tratar de um ambiente equilibrado, fica mais fácil atingir os resultados ideais com mais facilidade.

Portanto, para melhorar a produtividade da sua lavoura, planeje uma boa rotação de culturas, juntamente com os fertilizantes Ourogran. 

Quer saber mais sobre as vantagens dessa combinação? 

FALE COM UM CONSULTOR

Cotação dos Grãos

Está gostando? Compartilhe!

Se cadastre em nossa newsletter.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do agronegócio, suas tendências e novidades.

Jamais iremos te mandar spam!

Veja também:

Preencha o formulário para falar com um de nossos especialistas em fertilizantes.

Você será direcionado para o nosso WhatsApp.